segunda-feira, 4 de abril de 2011

Falando de enxoval

Essa palavra parece que é do tempo dos dinossauros...

Ontem, abri a porta do maleiro do guarda-roupa e fique olhando o edredon, jogos americanos, toalhas, forro de mesa, fronhas e forro de bandeja que estavam lá. Pensei no sentido de se fazer um enxoval. Tem gente que faz uma lista enorme, compra um monte de coisas, sei lá, faz disso uma das tarefas prévias do casamento. Acho que essa coisa toda já está fora de moda. Ou eu é que estou achando isso meio bobo.


Então, já comprei umas coisinhas sim, outras ganhei. Está tudo dividio entre Caeté e BH. Mas não é nada tão grande assim, que encha um baú (como era antigamente). A mocinha em idade de casar ganhava um baú para armazenar o enxoval, ir bordando toalhas de banho e de mesa para que, quando o pretendente aparecesse e pedisse a sua mão, não ficasse na mão! Deu pra entender o trocadilho?? Hehehhe.


Mamãe, quando casou, tinha uma vida muito humilde. Na verdade, a história de mamãe rende não um texto, mas um livro. Assim, fica para outra oportunidade. De qualquer forma, ela não tinha nadaaaa. E nem $$ para comprar. Então, minha bisavó, que a criava, disse que ela poderia tirar dois lençóis em uma peça de tecido que ela tinha guardada (minha bisavó tinha uma loja de tecido antigamente). Muito espertinha, ela e minha tia tiraram três... foi o suficiente para a minha bisavó (que Deus a tenha) se descontrolar. Ela era bem, ... como posso dizer para não ofender a memória dela, bem... objetiva, controlada com as coisa dela. Então, quaaaase morreu quando mamãe fez isso.


Pensa bem... mamãe se casou com papai tendo apenas os três lençóis. Então, como o que já tenho, estou mais que satisfeita: dois edredons enooormes (king size, comprados em uma promoção na internet...); dois jogos de tolhas (ganhei de presente); uma tolha de mesa linddaaa, de renda, que a minha sogra trouxe de Natal, junto com alguns forros de bandeja; um avental super divertido; alguns jogos americanos e guardanapos de tecido, que comprei em Tiradentes e Bichinhos; uma tolha de mesa e uns panos de prato, que já herdei de mamãe e que a Tereza tá bordando para mim. E só.


Ah, não precisa de mais nada agora também, né. A gente acaba ganhando muita coisa nessa caminhada. E também muita coisa a gente compra depois que vê a casa montada e vai dando falta das coisas.


Além disso, tenho umas outras coisinhas que comprei na internet também - fiquei viciada em um site, com coisas super bacana e baratas. Decidi não fazer propaganda aqui, mas que é bacana, isso é. Então, tem também: refratárias, aparelho de jantar, jogo de chá, e umas coisitas que esqueci agora.


Se mamãe começou com muuuuito menos, viveu e vive feliz (graças a Deus), a gente vai ajeitando tudo aos poucos. Mas é que tem gente que adora ficar perguntando: o enxoval tá pronto? Já comprou tudo? Então, tá mais que bom.

2 comentários:

  1. Está ÓTIMOO Jana! Depois é só vc comprar mais uns jogos de toalha de banho.
    Eu comprei o meu enxoval todo no mesmo dia. Recebi meu FGTS, entrei numa loja e comprei TUDO de uma vez só. Só agora, após 7 anos de casada, que dei uma "renovada".

    ResponderExcluir
  2. Ju, pois é, deixa a gente fazer o chá de porquinho, ganhar uns presentes e depois a gente vê o que vai precisar... Qualquer coisa, busca na casa da mãe, né?! kakakaka

    ResponderExcluir